Rastreamento do câncer intestinal é um conjunto de atitudes que permite identificar pólipos ou câncer no intestino de forma precoce (em tempo de curar).
A maioria das pessoas tem baixo risco ou não apresenta sintomas de pólipos ou de câncer intestinal. Existem algumas regras importantes para orientar o início do rastreamento, de acordo com o perfil individual e familiar de cada um. Estes critérios de indicação para o início do rastreamento são fundamentados no risco individual para desenvolver o câncer intestinal.
Uma indicação objetiva para realizar exames para pesquisa de pólipos ou tumor é a presença de sintomas.
Tumores de intestino geralmente crescem de forma silenciosa. Nem todo sangramento pelo ânus provém de hemorroidas, assim como hemorroidas não causam câncer. Mas o sangramento proveniente de hemorroidas pode atrapalhar ou confundir o diagnóstico de câncer. Os sintomas de pólipos ou câncer intestinal só aparecem quando estão mais desenvolvidos. É recomendado que você consulte um médico especialista, sempre que apresentar:
É o exame mais importante para detecção precoce do câncer do ânus e do reto. Este exame consiste no toque retal combinado à retossigmoidoscopia. Nos indivíduos com alto risco, ou naqueles que apresentam sintomas, o exame proctológico deve ser complementado pela colonoscopia.
Pesquisa de sangue oculto
É um teste laboratorial que verifica a presença de sangue não visível nas fezes.
É o exame em que o médico especialista avalia através de um equipamento óptico, todo o intestino por dentro. Este exame permite diagnosticar os pólipos, assim como possibilita retirá-los.
Quando deve ser feito e como é o exame de rastreamento?
Pessoas que não apresentam sintomas, não são portadores de doença inflamatória ou não possuem história familiar. Iniciar rastreamento a partir dos 50 anos, através de:
Iniciar os exames de imediato!
Iniciar o rastreamento aos 40 anos (ou 10 anos antes do familiar com doença mais precoce) através de colonoscopia.
Iniciar o rastreamento ao completar 7-10 anos de tratamento da doença.
CRÉDITOS: Portal da Coloproctologia -> https://portaldacoloproctologia.com.br/prevencao/prevencao-e-rastreamento/
Dra. Ariane Pinheiro – Coloproctologista
CENTRO MÉDICO SANTA CATARINA
– Rua Maestro Costa Barros, 642 (Próximo à entrada de visitantes do Hospital Nossa Senhora da Conceição)
(24) 2255-0605 / (24) 2255-0620
– Três Rios, RJ.
Copyright ® Dra Ariane Pinheiro 2019